sexta-feira, 1 de julho de 2011

MOLDE BÁSICO PARA BLUSA E VESTIDO

MOLDE BÁSICO PARA TRAÇAR BLUSA OU VESTIDO.
Para traçar o molde de uma blusa pegue aproximadamente um metro ou mais de papel pardo.

Trace:
Traço- 1- vertical
Dê uma margem de 4 cm, caso resolva fazer uma blusa com transpasse comum, quando for gola italiana ou outra é aconselhável deixar 15 cm de margem. O traço 1 deve medir  até o comprimento.
Traço –2- horizontal
Risque também com 4 cm de margem. Trace até atingir a medida de ¼ do busto mais 2 cm.
Traço – 3- horizontal
Paralelo ao traço 2 deve medir ¼ do busto.
Traço- 4- vertical
Paralelo ao traço 1 deve medir ¼ do busto.
Traço – 5- horizontal
Paralelo ao traço 2 deve medir ¼ do busto mais 2cm distante do traço 2  1/10 do busto, ou uma escala ( Busto: 40- 1/10=4)
Traço – 6- horizontal
Paralelo ao traço 3 deve medir ¼ do busto mais 2cm distante do traço C, 1/10 do busto menos 1 cm, ou uma escala menos 1 cm (Busto: 40 – 1/10= 4-1=3)
Traço – 7 – Diagonal
A partir do canto dos traços 1 e2 até o canto dos traços 3 e 4. Este traço serve de base para o traçado da cava no molde da frente.
Traço – 8 – horizontal
Deve medir ¼ da cintura mais 5 cm. ( 2 cm de folga e 3  cm para desenhar a pense).Sua altura deve ser marcada com a medida até a cintura.
Traço –9- horizontal
Deve medir ¼ do quadril mais 2cm e deve estar distante do traço 8, 20 a 22 cm, ou medir do alto do ombro até o quadril.
DICA: Quando for adolescente deixamos 14 à 16 cm e quando for criança 8 cm




PONTOS:
Ponto 1
Metade da medida do ombro marcado a partir do Traço-1   -  no Traço -2
Ponto – 2
OMBRO DAS COSTAS: 1,5cm marcados no  acima do final do ombro encontrando com o ponto 1 na medida de um ombro inteiro.
DICA:
Quando for cava-café ou outra blusa cavada pode descer o ombro na frente até 4 cm e subir igual nas costa
Ponto –3: DECOTE DAS COSTAS: A partir do Ponto- 1 descer um traço até encostar ao Traço- 1
Ponto –4 : DECOTE DA FRENTE :  Marcar no Traço 1 a medida: até o decote,  e desenhar uma curva até o ponto 1, afim de que o caimento do ombro na peça não fique pra trás.
Ponto – 5   OMBRO DA FRENTE : A partir do final do ombro descer 1,5 a 2 cm e seguir até o Ponto 1 medindo um ombro inteiro.
Ponto -6: CAVA DA FRENTE E COSTAS PARA PESSOAS MAIS GORDAS
A cava das costas deve Ponto 2, adentrar cerca de 1cm no traço que desce direto do ombro e seguir até o Ponto 6 ou Ponto 7.
 DICA: Quando for para uma pessoa obesa deve-se subir a curva da cava

Ponto – 7: CAVA DA FRENTE  E COSTAS:  Desenhar as cavas com auxilio de um esquadro de costura. A cava da frente deve iniciar no final do ombro da frente e terminar no Traço-4
Ponto -8: PENSE: A pense deve ser desenhada no meio do Traço 8 com altura de um ombro menos1cm  e na parte de baixo no tamanho de um ombro. A largura da pense deve ter 1,5cm de cada lado. Molde é feito pra blusa sem manga. Quando for blusa com manga a cava deve descer até o meio dos traços 3 e 6.Para casacos a cava deve descer até o traço 3

                  


                
   
Atenção!
Ao riscar o molde, estará fazendo os moldes da frente e das costas. Coloque outro papel sob o molde com carbono, passe a carretilha sobre o desenho do molde das costas então terá os dois moldes; frente e costas.


Cortando o tecido

Recorte os moldes, coloque sobre o tecido dobrado (atenção em deixar o avesso para fora, se o tecido for listrado com cores diferentes e desiguais deve ser aberto em toda a largura e dobrado unindo as pontas com alfinetes), cuidado com os desenhos do tecido para que estejam nas posições corretas), pois cada molde representa metade e deve ser colocado na dobra do tecido para cortar a frente inteira e também as costas inteira. Alfinete o molde sobre o tecido e passe a carretilha sobre todo o desenho do molde em volta. Corte o tecido deixando sempre de dois a três centímetros a mais para costura e arremate.
Nunca corte um tecido amassado. Cuidado ao passar a carretilha em alguns tecidos para não furar.
Monte as partes, juntando frente e costas com alfinetes, depois alinhavo e passe na máquina de costura.
Os arremates devem ser perfeitos, pois o acabamento de uma peça é primordial para qualidade. Decotes e cavas devem ser cortados iguais do mesmo tecido, costurados, virados para dentro e arrematados com costura na máquina ou na mão, dependendo do acabamento que se queira dar esporte ou fino.

DICA: Quando falamos escala estamos falando de 1/10 da metade da medida.
Exemplo: 1 escala do busto: se a metade do busto for 40 cm a escala será 4 cm.



6 comentários:

  1. Olá, com alegria reencontro o método Toutemolde. Eu deviar ter 14anos quando foi para o curso. Sinceramente, eu tinha medo de minha professora que era muito severa. Eu gostava de costurar mas a didática da minha professora não contribuiu para eu continuar. Faço costura com moldes de revistas. Meu livro sumiu, não sei se ficou na cas de meus pais quando casei e vim morar no Espírito Santo... Hoje tenho 60 anos e gostaria de recomeçar o curso Toutemolde. Vou ler direitinho o material que vc oferece e depois voltaremos a nos falar.
    Um abraço.
    Maria da Conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.slideshare.net/beatrizestevesvr/mtodo-de-corte-e-costura-sem-mestre-toutemode-clicar-com-o-mouse-lado-direito-e-na-barra-que-abre-marcar-uma-pgina

      Excluir
  2. Bem-vinda ao blog. Completei meu curso Toutemolde, mas também não tenho mais o meu livro, porém podemos encontra-lo na internet. Tive sorte, pois minha professora D. Isabel era maravilhosa e me fez amar a costura, apesar de hoje não estar na ativa, pois trabalho também com educação mas o método é muito bom, é completo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Susy fiquei muito feliz de encontrar seu blog, eu tbm aprendi alguma coisa sobre costura no metodo toutemolde, porem nao conclui o curso, e com o tempo fui descobrindo outras maneiras de modelar porem aquilo q a gente aprende primeiro fica registrado rsrs, mas alguns detalhes faz diferença como essa subida no ombro e outras q no livro nao ensina. Vou ficar de olho no seu blog. bj

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito lindo, obrigado por compartilhar esse molde www.verefazer.org
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi boa noite..tenho o livro ..que era da minha mãe..mas não tenho o esquadro...não sei modelar por ele..tem alguma dica? obrigada

    ResponderExcluir