quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COMO PASSAR TECIDOS

ALGODÃO:
Passe-o com o ferro quente sem pano úmido. Se necessário umedeça ligeiramente o ferro sobre o tecido passe primeiro pelo avesso e depois pelo direito.

LÃ: Passe com ferro quente sem pano úmido e em ferro bem quente pouse antes o ferro sobre o tecido ao invés de o fazer deslizar. Para tirar o brilho escove o tecido antes que evapore toda a umidade da passagem. No caso de lã, olho de perdiz é preciso cuidado para não lhes dar brilho ao passá-los. Um bom recurso é usar pedaço de papel de embrulho por cima. As lãs diagonais devem ser passadas pelo avesso com um pano úmido e ferro não muito quente.

LINHO: proceda com o algodão.

NYLON: Em principio, o nylon não se passa suas qualidades não exigem esse trabalho. Toda via, um golpe de ferro dará um aspecto ainda mais impecável, para isso, utilize um pano, ligeiramente úmido e um ferro moderadamente quente.

RAYON: passe-a pelo avesso com ferro, use pano úmido.

SEDA: Passe-a pelo avesso com um pano ligeiramente úmido e um ferro moderadamente quente.

JERSEY/CREPE: A passagem a ferro neste tecido necessita de precauções para evitar que o ferro deixe marcas. para isso coloque uma flanela sob o pano úmido quase seco. O crepe se passa com o vapor como o veludo.

VELUDO: Passa-se o veludo no vapor, para isso coloque sob o ferro um lenço de esponja bem úmida (cuidado: o ferro não deve ter abertura) passe o avesso do veludo sobre a esponja enquanto vai escovando o lado direito com uma escova fina de seda. Se você tiver medo do contato com água x eletricidade, passe o veludo por cima de uma bacia de água fervendo ou mantenha a superfície do ferro virada para cima, seja fixa em um mesa seguro por outra pessoa , passe então o veludo pelo avesso sobre a superfície como quem dá brilho em um sapato.


FRANZIDOS A ponta do ferro deve dirigir-se para o pé do franzido.Tenha o cuidado de levar a parte posterior do ferro porque só se trabalha com a ponta.

PREGAS São sempre passadas de baixo para cima, não deslize o ferro ao passar. Faça o trabalho firme passando o ferro sobre as pregas.

CONSELHO IMPORTANTE para passar o ferro em roupa de maneira impecável é necessário seguir alguns conselhos.
1º Interponha o ferro quente e tecido (lã principalmente) um pano úmido a fim de produzir vapor que é a melhor garantia contra o brilho, ou, então, passar o tecido pelo avesso com auxílio de pano seco ou mesmo sem pano. ter então o devido cuidado de evitar o brilho.
2º A prega e a nitidez das costuras de uma roupa, não são dadas pelo famoso golpe do ferro, ao contrario, estraga frequentemente o trabalho, mas sim por uma passagem executada em várias fases a medida que a montagem da roupa vais se precisado, assim, por exemplo, uma manga só deve ser montada depois que suas costuras e bainhas estejam bem passadas e que o corpo da roupa esteja liso e perfeito, graças ao trabalho do ferro. o mesmo acontece com uma gola, bolso ou aba.
3º As peças enviesadas e as peças de uma roupa devem ser passadas não de acordo com uma montagem mas no sentido do fio reto da aurela, se for possível a fim de que o tecido não se distenda evitando assim deformação da roupa.
4º Uma vez terminada a passagem a ferro deixe esfriar o tecido antes de trabalhar-lo novamente e para que não se forme pregas falsas e vincos quando se trata de roupa total ou parcialmente terminada coloque sobre um manequim ou na falta suspenda em um bom cabide anatômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário