quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

COMO PASSAR TECIDOS

ALGODÃO:
Passe-o com o ferro quente sem pano úmido. Se necessário umedeça ligeiramente o ferro sobre o tecido passe primeiro pelo avesso e depois pelo direito.

LÃ: Passe com ferro quente sem pano úmido e em ferro bem quente pouse antes o ferro sobre o tecido ao invés de o fazer deslizar. Para tirar o brilho escove o tecido antes que evapore toda a umidade da passagem. No caso de lã, olho de perdiz é preciso cuidado para não lhes dar brilho ao passá-los. Um bom recurso é usar pedaço de papel de embrulho por cima. As lãs diagonais devem ser passadas pelo avesso com um pano úmido e ferro não muito quente.

LINHO: proceda com o algodão.

NYLON: Em principio, o nylon não se passa suas qualidades não exigem esse trabalho. Toda via, um golpe de ferro dará um aspecto ainda mais impecável, para isso, utilize um pano, ligeiramente úmido e um ferro moderadamente quente.

RAYON: passe-a pelo avesso com ferro, use pano úmido.

SEDA: Passe-a pelo avesso com um pano ligeiramente úmido e um ferro moderadamente quente.

JERSEY/CREPE: A passagem a ferro neste tecido necessita de precauções para evitar que o ferro deixe marcas. para isso coloque uma flanela sob o pano úmido quase seco. O crepe se passa com o vapor como o veludo.

VELUDO: Passa-se o veludo no vapor, para isso coloque sob o ferro um lenço de esponja bem úmida (cuidado: o ferro não deve ter abertura) passe o avesso do veludo sobre a esponja enquanto vai escovando o lado direito com uma escova fina de seda. Se você tiver medo do contato com água x eletricidade, passe o veludo por cima de uma bacia de água fervendo ou mantenha a superfície do ferro virada para cima, seja fixa em um mesa seguro por outra pessoa , passe então o veludo pelo avesso sobre a superfície como quem dá brilho em um sapato.


FRANZIDOS A ponta do ferro deve dirigir-se para o pé do franzido.Tenha o cuidado de levar a parte posterior do ferro porque só se trabalha com a ponta.

PREGAS São sempre passadas de baixo para cima, não deslize o ferro ao passar. Faça o trabalho firme passando o ferro sobre as pregas.

CONSELHO IMPORTANTE para passar o ferro em roupa de maneira impecável é necessário seguir alguns conselhos.
1º Interponha o ferro quente e tecido (lã principalmente) um pano úmido a fim de produzir vapor que é a melhor garantia contra o brilho, ou, então, passar o tecido pelo avesso com auxílio de pano seco ou mesmo sem pano. ter então o devido cuidado de evitar o brilho.
2º A prega e a nitidez das costuras de uma roupa, não são dadas pelo famoso golpe do ferro, ao contrario, estraga frequentemente o trabalho, mas sim por uma passagem executada em várias fases a medida que a montagem da roupa vais se precisado, assim, por exemplo, uma manga só deve ser montada depois que suas costuras e bainhas estejam bem passadas e que o corpo da roupa esteja liso e perfeito, graças ao trabalho do ferro. o mesmo acontece com uma gola, bolso ou aba.
3º As peças enviesadas e as peças de uma roupa devem ser passadas não de acordo com uma montagem mas no sentido do fio reto da aurela, se for possível a fim de que o tecido não se distenda evitando assim deformação da roupa.
4º Uma vez terminada a passagem a ferro deixe esfriar o tecido antes de trabalhar-lo novamente e para que não se forme pregas falsas e vincos quando se trata de roupa total ou parcialmente terminada coloque sobre um manequim ou na falta suspenda em um bom cabide anatômico.

DICAS PARA PASSAR OS TECIDOS


Passe sempre as bainhas com um pano úmido ou seco para não lustrá-las e não alongar o comprimento da roupa, eventualmente, passe o ferro apoiando-o fortemente, sobre a borda, evitando atingir o nível dos pontos, para que estes não marquem pelo direito.
Não distenda a bainha ao passá-la, coloque-a bem achatada sobre a tábua, comprima-a ligeiramente e ficará impecável.

UMA VEZ TERMINADA A PASSAGEM DO FERRO, DEIXE ESFRIAR O TECIDO ANTES DE TRABALHÁ-LO NOVAMENTE, PARA QUE NÃO SE FORME PREGAS FALSAS OU PARCIALMENTE TERMINADO INSTALE O TECIDO SOBR
E UM MANEQUIM, OU NA FALTA, SUSPENDA-A NUM BOM CABIDE ANATÔMICO.

A superfície do ferro deve permanecer sempre limpa. Elimine os depósitos de líquidos, sobretudo depois do uso de um pano úmido; com uma bucha embebida em vinagre depois do resfriamento do ferro. não use produtos abrasivos.

O FIO DO FERRO DEVE ESTAR SEMPRE EM PERFEITO ESTADO, A FIM DE EVITAR CHOQUES OU CURTO-CIRCUITOS. NÃO PUXE-O NUNCA QUANDO DE
SEJAR DESLIGAR O APARELHO, MAS DESLI
GUE NO BOTÃO.





PENCES


As pences
corte a borda inteira das pensces e passe-as abertas pelo avesso com o ferro. Elas ficarão delicadas e assentuadas. Tenha cuidado para não ultrapassar as extremidades das pences com o ferro. Antes achate-as para que a pence não forme ponta exagerada.

TERCEIRA REGRA

Quase sempre você se atrapalha quando precisa calcular a metragem exigida por um modelo? Não se preocupe! Aqui vão alguns cálculos que serão úteis, não só a você que costura, mas também para quem compra tecido para levar às costureiras.
1º passo: PARA UM VESTIDO INTEIRO.
Se o tecido de 90 cm de largura, meça duas alturas, partindo do ponto mais alto do ombro até a barra, bainha e costuras inclusive se houver mangas, acrescente o comprimento da mesma (20 à 25cm para manga curta e 60 a 65 cm para manga comprida) Em resumo. A metragem total varia de 2,50m a 3,00 m.
Para um tecido que tenha 1,20m ou 1,40m de largura, meça uma vez o comprimento total e uma vez o comprimento da manga, o que corresponderá a 1.80m a 2.00m para um vestido simples.
Esses cálculos são validos para qualquer vestido inteiro tendo ou não cintos.
2º passo: PARA UM VESTIDO CORTADO NA CINTURA
Se o tecido tiver 90cm de largura meça duas alturas para a blusa partindo do ponto mais alto do ombro até a cintura e duas vezes a altura da saia, se esta for sem recortes.

I

CORTE

Tecido de perlon ou nylon são cortados com tesoura bem afiada, presos com exatidão a alfinetes bem finos. A linha para costurá-lo deve ser sintética de nylon.

Não rompa o fio, procure arrematar bem.

Ao passar com a temperatura baixa coloque um pano quase seco sobre a costura, é, também, aconselhável, fazer prévia experiência com retalho.

FIBRAS ARTIFICIAIS

Devem ser costurado com linha mercerizada ou melhor linha sintética de naylon e devem ser arrematados. Passe-o a ferro com temperatura baixa sobre o pano seco ou úmido. para evitar qualquer surpresa, talvez seja aconselhável fazer primeiramente uma experiência com um retalho.

Tabela de Escalas

Medidas para trabalhar busto ou peito

Escala de divisão de 1/10

Medidas dos ombros

23-24-25-26-27

2,5 cm

6-7 cm

28-29-30-21-23

3

8-10

33-34-35-36-37-

3,5

11

38-39-40-41-42-

4

12

43-44-45-46-47

4,5

13

48-49-50-51-52

5

14

53-54-55-56-57

5-5

15

58-59-60-61-62

6

16

63-64-65-66-67

6,5

16,5

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FIBRAS ARTIFICIAIS

TERGAL, DIOLEM E DRALOM DEVEM SER COSTURADOS COM LINHA MERCERIZADA, OU MELHOR, COM LINHAS SINTÉTICAS DE NYLON E DEVEM SER ARREMATADOS. PASSE-OS A FERRO COM TEMPERATURA BAIXA SOB O PANO SECO OU ÚMIDO. PARA EVITAR QUALQUER SURPRESA, TALVEZ SEJA ACONSELHÁVEL FAZER,PRIMEIRO, UMA EXPERIÊNCIA COM UM RETALHO.

VELUDOS


O VELUDO LISO OU COTELÊ DE SEDA, ALGODÃO OU MISTO SÓ DEVE SER USADO EM MODELOS COM POUCAS COSTURAS. ESSE TECIDO QUASE NÃOPODE SER EMBEBIDO OU DESTENDIDO.

TECIDO DE ALGODÃO




Cretone, cambraia, popeline.. são costurados com
linhas mercerizadas de cores firmes e só passados úmidos

TECIDO DE LINHO E MEIO LINHO


Tecidos mistos de linho e algodão devem ser costurados com linha mercerizada e agulha não muito fina. Para alisá-lo bem, o tecido precisa estar úmido e o ferro quente.

TECIDO DE SEDA

CETIM


SHANTUNG


TAFETÁ


ORGANDI, ORGANZA, ACETATO, RAYON, POLIÉSTER, TECIDOS FINOS, SEDAS ARTIFICIAIS SÓ DEVEM SER COSTURADOS COM AGULHAS MUITO FINAS, ALFINETES FINOS E LINHA DE RETRÓS. EM CASO DE FAZENDAS MUITO LISAS, COSTURA-SE PAPEL DE SEDA POR BAIXO, PAPEL QUE SERÁ RETIRADO DEPOIS AOS PEDAÇOS. ABRA AS COSTURAS PELO AVESSO COM O FERRO MORNO SOB PANO ÚMIDO SEM ESTICAR.







TECIDO DE LÃ




Tela de lã penteada, gabardine, flanela,





veludo, tweed, buclê,



crepe ou Jersey e tecidos de lã mista são costurados, de preferência, com linha cerce rizada ou retrós. Tais tecidos são sempre passados com pano úmido ou pelo avesso


SEGUNDA REGRA

A linha com que se costura o vestido precisa combinar com a fazenda não só na cor como também com o material e a resistência. Ao comprar seu tecido, além da linha, lembre-se também das agulhas de máquina, do forro, das entretelas e demais aviamentos, todos condizentes com a qualidade, a textura e a queda do tecido a ser utilizado.

PRIMEIRA REGRA

Se você inicia na costura, tenha cuidado na escolha do tecido para o seu primeiro vestido. Por mais que goste de estampas graúdas de flores, listras vistosas, quadriculados graúdos, motivos ornamentais... Não se arrisque. Para o seu primeiro vestido, dê preferência a um tecido liso ou quando muito, ao de estamparia miúda, as pastilhas, flores miúdas ou listras finas. Tenha cuidado com os tecidos que escorregam, desfiam ou esticam como as telas, gases ou jérseis, certas sedas, lãs de trama muito aberta, etc.